terça-feira, 16 de agosto de 2011

Medo do desconhecido

Foto: silvialogullo.blogspot.com

Por que, afinal, temos tanto medo do novo?

Embora existam exceções, as pessoas costumam ser bastante arredias quando o assunto é mudança. 

Obviamente, não estou me referindo àquela mudança de móveis que vez ou outra nos vemos obrigados a fazer, mas à mudança de comportamento, da forma de pensar, da forma de agir.

Quem nunca teve medo de fazer algo diferente, ainda que aparentemente simples? Somos, por natureza, temerosos com tudo que é novo.

Com certeza a psicologia deve explicar esse comportamento que, no mínimo, mostra-se bastante curioso.

Confesso que jogo no time que tem medo do desconhecido. Sempre fico um tanto receoso quando tenho que fazer algo diferente do que ando acostumado.

Contudo, já fui bem pior. Hoje em dia, para minha própria surpresa, ando me aventurando em áreas diferentes, desconhecidas.

De qualquer forma, acredito que algumas áreas devam despertar mais medo do que outras. Isso porque parecemos não nos importar com certas mudanças.

As mulheres, por exemplo, não mostram muito temor quando o assunto é mudar o penteado ou a cor do cabelo, assim como os homens quando tentam um drible inédito no futebol, para ficar apenas nos exemplos bobos.

No fim das contas, o importante é tentar mudar, porquanto somente com a mudança conseguiremos alçar novos voos.

Muito embora a estabilidade tenha suas vantagens, ela também nos limita (e muito). Logo, precisamos experimentar o novo, sob pena de ficarmos estagnados na mesmice

Como diria o sábio Raul Seixas: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".


Nenhum comentário: