sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Medo de assalto


Foto: proletariolibertario.blogspot.com

Você tem medo de ser assaltado?

Pessoas que moram em cidades pequenas, tal qual a minha, provavelmente não possuem esse tipo de temor

Acho que sequer imaginam o quão é angustiante caminhar por aí receosos de que algo de ruim lhes aconteça.

Quando morava em Porto Alegre, fui assaltado duas vezes. Embora não tenha sofrido qualquer tipo de violência, posso lhes garantir que é algo meio traumático.

Tanto é verdade que depois do segundo assalto, comecei a ficar mais receoso que o habitual quando o assunto era transitar em ruas desertas da capital gaúcha.

Sempre que ia ou vinha da escola – um dos locais em que fui assaltado – ficava olhando para os lados como um maluco, pensando que a qualquer momento algum “maloqueiro” (leia-se marginal) saltaria em minha direção com o propósito de levar meus pertences.

Pode parecer bobagem, mas quando você tem quinze anos, as coisas possuem proporções diferentes. 

Quando me mudei para a pacata Cidade de Lauro Müller, localizada no interior de Santa Catarina, mantive os hábitos porto-alegrenses por um tempo.

Em outras palavras, quando via alguém aparentemente suspeito, atravessava a rua. Colocava a carteira no bolso da frente, essas coisas... Foi só depois de uma ou duas semanas que percebi que aqui não acontecem assaltos, tampouco precisa se temer alguma coisa.

Claro que a cidade era mais pacata quando vim para cá, mas ainda hoje continua incrivelmente calma e pacífica.  Certo que grandes centros urbanos possuem mais opções de lazer, mas as cidades menores possuem mais segurança, muito mais.

E se você acha que segurança não é algo tão importante assim, tente viver sem ela para você ver...

É como sempre digo, mude-se para uma cidade pequena e ganhe em qualidade de vida. 


Nenhum comentário: