terça-feira, 25 de outubro de 2011

Poeira vulcânica... what?


Acordei esses dias com a notícia inusitada de que Santa Catarina estava sendo atingida por poeira vulcânica oriunda do Chile.

Poeira vulcânica do Chile!!! Dá pra acreditar nisso?

Eu mesmo só acreditei na história quando vi minha moto quase branca de tão suja. Tratava-se da famosa poeira vulcânica.

Chama a minha atenção essa nova onda de problemas mundiais que afetam a todos indistintamente.

Faz pouco, tivemos uma crise imobiliária nos EUA que abalou o mundo inteiro. Agora, estamos sentindo aos poucos o revés da crise na Europa.

Aceito com facilidade a suscetibilidade da economia mundial, porquanto são os efeitos da globalização se manifestando na sua forma mais brutal.

Mas sermos afetados por um vulcão localizado há milhares de quilômetros me parece um tanto surreal.

Antes, tínhamos somente os problemas regionais. Quiçá, os nacionais. Agora, no entanto, temos os mundiais, como tsunamis, terremotos e, por que não, poeira vulcânica.

Onde isso vai parar, afinal?

Não será nenhum absurdo se daqui algum tempo o mercado da esquina vender proteção contra vulcões nervosos.

Consigo até imaginar aquelas propagandas "estilo Tekpix", em que aquele apresentador chato dirá de forma repetida: "E se você comprar seu Kit Vulcão agora, leve grátis um creme para pele ressecada".

Cheguei a cogitar a hipótese de que tudo isso pode ser uma conspiração latino-americana armada pelo sindicato dos lavadores de carros, mas achei meio exagerado (risos).

De qualquer forma, espero que a poeira vulcânica não vire uma constante em nossas vidas. Afinal, ter que olhar a previsão do tempo para saber se irá chover já é o bastante. 

Com a palavra os controladores de tráfego aéreo.

Nenhum comentário: