terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aprendendo com o tempo...



Foto: voascomigo.blogspot.com

Sempre gostei de escrever sobre o avançar da idade, bem como sobre a experiência que adquirimos no decorrer dos anos.

Pode parecer meio clichê, mas essa experiência faz toda a diferença.

Quanto mais velhos ficamos, menores parecem ser os problemas. Em outras palavras, tudo fica mais fácil. 

Toda aquela ansiedade inerente à adolescência e princípio de juventude, imprescindíveis para o nosso saudável e regular desenvolvimento, mostra-se impensável após alguns anos.

Parece que, à medida que o tempo vai avançando, vamos alcançando o equilíbrio tão desejado. É como se aprendêssemos a buscar as coisas certas nos lugares certos, sem desperdício de tempo.

Fiquei pensando, no entanto, que tanta calmaria também pode nos ser prejudicial, eis que aprendemos muitas coisas úteis (e inúteis, claro) no desenrolar desenfreado da juventude.

Logo, precisamos saber mesclar juventude e experiência. Ainda nos clichês, saber extrair o que há de melhor em cada etapa dessa coisa chamada vida.

Tenho apenas 29 anos (apenas?), é verdade, mas o suficiente para tomar decisões mais sábias do que outrora. E espero que essa história se repita sucessivamente.

Seria muito mais fácil elencar as desvantagens do envelhecimento, como o joelho que já não funciona tão bem, ou o metabolismo de uma pessoa beirando os 30, entre tantas outras coisas. 

No entanto, optei por enxergar o lado bom das coisas. O lado melhor, em resumo.

Que venham os anos e, com eles, a tão subestimada experiência.

Envelhecer é uma dádiva. Mas envelhecer com sabedoria é ainda melhor.

Nenhum comentário: