sexta-feira, 30 de março de 2012

Nem tudo são flores


Marta precisava tomar uma grande decisão, talvez a maior da sua vida.

Embora faltassem apenas três dias para o seu casamento, estava prestes a largar tudo por outro homem.

Túlio, seu noivo, era um homem bom de coração e tudo mais, mas possuía tantos defeitos que era impossível contá-los com os dedos, mesmo se somados os dos pés.

Marta sabia que se agisse da maneira que todos esperavam - leia-se casar com Túlio -, provavelmente seria a mais infeliz das mulheres.

Todos esperavam que assim agisse, afinal, era natural que se casasse com o homem que foi seu namorado por tantos anos.

Todos, menos ela.

A vontade de largar o noivo, contudo, não se resumia aos tantos defeitos deste. Seis ou sete meses antes do casamento, Marta havia se apaixonado por outro homem. 

Paulo, o outro homem, era a exata antítese de Túlio. Alegre, inteligente, engraçado: tudo que Túlio parecia se recusar a ser.

Marta havia conhecido Paulo na biblioteca municipal. Meia hora de conversa foi o suficiente para apaixonarem-se. Coisa de filme.

Mantiveram um relacionamento secreto durante os meses que antecederam a semana marcada para o casamento, até que Marta resolveu terminar tudo.

Sua ética particular não lhe permitira ter um amante após o sagrado matrimônio. Essa nunca foi sua intenção.

No entanto, mesmo faltando apenas três dias para o casamento, era Paulo quem não saía de sua cabeça. Era com ele que imaginava adentrar na igreja de mãos dadas.

Justamente por amar Paulo, e não o noivo, que a decisão de levar ou não adiante o casamento era a mais importante de sua vida

Sabia que se assim procedesse, jamais se divorciaria do marido no futuro. E Paulo, provavelmente, haveria de encontrar uma mulher especial tão logo Marta o deixasse livre.

Marta decidiu não decidir

Amanhã... dizia para si mesma em pensamento, mesmo sabendo que o tempo tornava tudo mais difícil.

E o amanhã se transformou em outro amanhã, até que chegou a data marcada para o matrimônio.

Às lágrimas, naturalmente confundidas por todos como se de emoção fossem, subiu o altar. E de lá saiu casada com Túlio, aquele que jamais fez por merecer seu coração.

Comportou-se exatamente da maneira que todos esperavam. Esqueceu-se apenas do que ela mesma esperava para sua vida.

Até hoje, quando pensa no dia do casamento, Marta lembra da triste expressão de Paulo que, da quarta fila, assistiu a tudo impávido, como quem precisa ver para crer.

Nem tudo são flores na vida. Marta que o diga.

Nenhum comentário: