domingo, 18 de março de 2012

Bela SC!

   Foto: www.portalriodorastro.com.br


Como todos já devem saber, sou gaúcho. Natural de Porto Alegre-RS, para ser mais exato.

Porém, moro aqui em Santa Catarina há quase 15 (quinze) anos, exatamente o mesmo tempo que morei na capital porto-alegrense.
-----------------------------------------------------------------------
Hoje, ocorreu-me de falar sobre a experiência de trocar de Estado. Ressalto que usei a palavra "experiência" premeditadamente, porquanto é exatamente isso que uma troca de Estado representa.

Quando cheguei aqui Santa Catarina, no auge dos meus quinze anos (not!), percebi que as coisas eram bem diferentes neste Estado de natureza tão exuberante. A começar, claro, pelas pessoas.

Sempre fui muito bem tratado por todos, com um acolhimento até surpreendente, o que atribuo ao fato de que grande parte das pessoas são descendentes dos não menos acolhedores italianos.

Estranhei bastante no começo, confesso. Mas não tinha como ser diferente diante de tantas mudanças.
------------------------------------------------------------------------
Logo no começo, sofri com as "piadas de gaúcho". E olha que o pessoal daqui gosta de contar essas piadas repetidas vezes.

À época, ficava bravo, fazia cara feia, etc. Hoje, contudo, levo na brincadeira. Se bobear, até ajudo a contar junto. Tudo na boa.

Apenas para fazer uma parêntese, até hoje não entendo essa rivalidade com o Rio Grande do Sul. Lá, por exemplo, não é costume contar piadas envolvendo catarinenses. 
-------------------------------------------------------------------------
O mais curioso nisso tudo é que resisti bastante à ideia de vir morar aqui. No começo, aliás, sempre repetia que voltaria a morar em Porto Alegre logo que alcançasse minha independência financeira.


No entanto, o tempo foi passando e comecei a tomar gosto pelo Estado, sobretudo pela bela e pacata Cidade de Lauro Muller/SC. Tanto que pretendo morar aqui pelo máximo de tempo possível.


A calmaria daqui é um tanto viciante, sobretudo para quem é chegado no sossego.


Talvez alguns cidadãos daqui achem que devo estar ficando louco, uma vez que muitos deles querem fugir deste canto do mundo o quanto antes, mas é assim que me sinto com relação à cidade.
--------------------------------------------------------------------------
O Estado de Santa Catarina, por si só, é mais pacato. A capital Florianópolis, por exemplo, é super tranquila e não registra índices tão alarmantes de criminalidade, pobreza, desgraças de toda espécie, etc, quanto outras capitais do país.


A impressão que tenho, às vezes, é que estamos algumas décadas atrasados com relação a outros Estados. Muito embora minha afirmação pareça uma crítica, é exatamente o contrário.


Essa coisa de crescer economicamente também pode acabar com uma cidade.


Se você é esperto, sei que entenderá o que estou querendo dizer.
----------------------------------------------------------------------------
A verdade é que me apeguei a este lugar. Desde a natureza exagerada até a falta de opções (e suas saídas alternativas), tudo aqui é muito legal. Muito diferente de onde morava antes.


Sim, gosto do muito da minha terra natal. Mas não fossem os parentes, não sei se sentiria necessidade  de voltar lá com frequência.


Enfim, escrevi este texto com o intuito de transparecer o quão este Estado me fascina, o quanto me fisgou com suas particularidades.


Santa Catarina é um excelente Estado. Ponto.


Ps. Quer conhecer mais sobre o Estado? Então acesse o maior portal turístico da região: www.portalriodorastro.com.br

Nenhum comentário: