quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Planeje-se


O que fazer quando as coisas dão errado? 

Algumas pessoas parecem esquecer que a vida é como um jogo de futebol. Por mais que o resultado seja previsível, jogo é sempre um jogo. 

Não podemos ter um único plano. Um esquema tático desprovido de saídas alternativas e estratégicas, até porque são "várias as variáves". 

Corrijam-me se estiver errado, mas penso que tudo que é realmente importante demanda certo planejamento. 

Logo, devemos gastar tempo com coisas importantes, com coisas que valham a pena. 

E se vamos planejar, por que não traçar uma rota alternativa? Um plano "B"? Quem sabe, um plano "C"?

Talvez seja um pensamento um tanto paradoxal, mas prever que algo possa dar errado pode ser justamente a única forma de afastar o erro. Antecipar as jogadas, seja no esporte ou na vida, é sempre uma boa opção.

A questão é saber lidar com as consequências de eventual erro e antever uma solução (também conhecido como "saída pela direita".)

Você não precisa ser aquele cara chato com uma agenda debaixo do braço, cuja vida está totalmente detalhada e programada. Acredito que espontaneidade seja uma qualidade tão importante quanto planejamento. 

Só precisamos encontrar o meio termo... 

Grande parte das pessoas não sabe como agir quando tudo dá errado, o suficiente para que aceitem suas vidas desabarem diante de seus próprios olhos ao primeiro sinal de erro. 

Planejamento, diferente do que se pensa, não vale apenas para as finanças. Se bem que, se as pessoas tivessem um mínimo de organização nesta área, metade de seus problemas estariam resolvidos. 

Trace estratégias para as mais variadas coisas, como conquistar a pessoa amada. Ou para ganhar aquele aumento no final do ano. 

Se você quer mesmo algo que realmente valha o esforço, a resposta é uma só: organize-se.

Esqueça o que os outros lhe dizem e pense em formas diferentes de alcançar o resultado dos sonhos. Até porque se você permanecer sentado em frente ao computador, sua vida continuará igual. 

Confesso que não premeditei este texto... No entanto, o teor dele me parece tão óbvio que dispensa maiores comentários. 

De qualquer forma, experimente traçar metas para sua vida. Organize-a, nem que seja só um pouco.

Afinal, um pouco de planejamento não faz mal a ninguém. Ou faz? 

Nenhum comentário: