quinta-feira, 26 de maio de 2011

Estão de olho em você


Você fez algo errado esta semana? Mês passado, quem sabe?

Tenha cuidado, então. Mais cedo ou mais tarde alguém pode aparecer com um vídeo que servirá como prova.

Atualmente, com toda essa tecnologia que nos cerca, dificilmente nossos atos - éticos ou não - passarão despercebidos aos olhos de terceiros.

Inexoravelmente, sempre terá alguém com uma câmera registrando nossos passos. 

Digamos que você, numa tarde qualquer do verão, resolva furar a dieta e se esbaldar em um pote enorme de sorvete. Próximo à sorveteria, um assaltante rouba o banco.

Pronto, quando você menos espera, acaba aparecendo no jornal nacional, bem ao fundo, perfectibilizando seu crime particular.

Um exemplo bobo, é claro, mas que ilustra bem o big brother que vivemos hoje em dia.

Fico pensando que os bandidos de um modo geral devem passar trabalho para saírem incólumes de seus crimes, sobretudo pelo fato de que qualquer um traz consigo um celular com câmera.

Se pelo menos fosse exigido um porte específico para portar uma câmera, tal qual fazem com as armas...

Sempre que ouço as histórias contadas pelos mais velhos, fico pensando que quase todas elas seriam impossíveis nos dias de hoje. Muitos fotógrafos amadores por metro quadrado para o meu gosto.

Um dia qualquer você entra no you tube e percebe que há um vídeo seu entre os mais acessados do planeta. Um vídeo não autorizado, é claro.

Há, por óbvio, quem goste de toda essa exposição. Pessoas ansiosas para abrir um sorriso em favor de um flash qualquer. Mesmo que seja da câmera que guarnece o caixa eletrônico do seu banco.

Na minha modesta opinião, câmeras demais = vaidade demais.

De qualquer forma, fique ligado. 

E lembre-se que todos os seus atos - dos mais triviais aos mais ousados - poderão sempre ser eternizados por um curioso qualquer.

Fazer o quê? É o preço que pagamos por toda essa modernidade... 

3 comentários:

Renata disse...

Eu não curto muito toda essa modernidade. CLaro que temos VÁRIOS pontos positivos, mas acho que a falta de privacidade está beirando o ridiculo e a loucura.
beijos

Anônimo disse...

Nossa este texto me fez pensar agora.
Muito bom.

Por Trás das Letras disse...

Tbm não curto o fato de estar sendo vigiada a maior parte do tempo. Mesmo que seja pela minha (nossa) segurança. Isso incomoda. Mas como a maior parte do tempo nem paramos para pensar nisso e as câmeras estão sempre discretas acima de nós (tetos e paredes) acabamos deixando passar...
=)

Dani