domingo, 19 de junho de 2011

Blogs literários

Desde que meu livro (Segunda Dose, da Editora Baraúna) foi lançado, optei por fazer algumas parcerias com alguns blogs/sites literários.

A parceria consiste, basicamente, em enviar um exemplar do livro para o blog. Este, em contrapartida, fará uma resenha e ajudará na divulgação do livro.

Por uma questão óbvia, optei por fazer parcerias com blogs maiores, a fim de obter uma divulgação mais ampla da obra.

Não vou citar nomes, até porque seria injusto da minha parte esquecer de algum blog parceiro. Mas gostaria de dizer que muitos desses blogs desempenharam seu papel de forma extraordinária, fazendo resenhas incríveis do livro.

Ocorre que nem todos os sites que solicitaram parceria cumpriram seu papel. 

Alguns foram super rápidos no quesito "solicitar um exemplar do livro", mas no quesito "fazer a resenha" não demonstraram tanta pressa assim.

Tudo bem que esses sites recebem uma quantidade grande de livros para resenhar e tal. No entanto, acho que deveriam dispensar mais atenção aos autores parceiros.

Avisar o escritor que a resenha demorará por esse ou aquele motivo não custa nada. Pelo contrário, só mostra o quanto as intenções do blog literário são sérias.

Não se trata de pressa, e sim de qualidade.

Afinal, a palavra parceria pressupõe muito mais do que um ato unilateral praticado pelo autor do livro.

Certo? 

Por fim, gostaria de ressaltar que minha crítica se dirige apenas àqueles blogs que, infelizmente, são exceção à regra. Até porque gestores desse tipo de blog costumam ser pessoas sérias e responsáveis.

Logo, meu respeito à maioria. À minoria, minhas críticas.

2 comentários:

Rodolfo Pomini disse...

Não posso deixar de concordar com você meu amigo. Também não vou citar, mas comigo acontece o mesmo.
É certo que não tenho muitos parceiros porque não tenho livros à disposição ainda. Mas para um blog que mandei... e ainda foram dois exemplares, sendo um para sorteio... não vi nada já faz praticamente um trimestre. E nem resposta obtive.
Isso é uma pena, pois a confiança diminui.

Babi Ever disse...

Acho um absurdo isso.
Por exemplo,eu recebo muitos livros pra resenha,em alguns casos demoro mais de um mês pra escrever a resenha e/ou ler o livro,mas sempre faço e sempre divulgo,até hj não recebi nenhum livro que eu não gostei então não há razão para não fazer o marketing do autor e livro.
Por isso eu penso que antes de o autor fazer parceria ele deve conhecer o blogueiro por questão de confiança.

Mas é um assunto complicado.

Beijosss

A propósito,a resenha do seu livro sai ainda neste mês.Rs