segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Escrevi um livro. E agora?



Muitas escritores, assim como eu, devem ter se perguntado após encerrarem o árduo trabalho de escrever um livro: E agora?

Na meu caso, a primeira coisa que fiz foi ir em busca de uma Editora, um passso bastante razoável para quem tem intenção de publicar um livro. Mas é justamente aí que mora o problema. Como fazer uma Editora se interessar justamente por sua obra?

Antes mesmo de terminar meu romance (Segunda Dose), procurei na internet algumas ferramentas existentes para facilitar esse trabalho, de modo que acabei encontrando o site da Mesa do Editor (www.mesadoeditor.com.br).

Este site nada mais é do que uma espécie de agente literário on-line, cuja função primordial é expor sua obra a uma lista enorme de editoras ali cadastradas. No meu caso, funcionou perfeitamente. Em menos de uma semana de assinatura, a Editora Baraúna (SP) entrou em contato comigo e acabei assinando um contrato de dois anos.

O livro publicado pela Editora Baraúna (www.editorabarauna.com.br) ficou incrível. Foi sensacional pegar meu romance em mãos e ver que o trabalho de edição foi um sucesso. Fiquei muito satisfeito com o resultado final.

Há, contudo, quem prefira o modo ortodoxo, mandando os originais para várias editoras via correio. Porém, lembre-se que pode demorar até uma editora se interessar por sua obra, mormente pelo fato de que a leitura crítica de um livro não é algo tão simples.

Encerrada a etapa "em busca da editora perdida", inicia-se a etapa "divulgando o livro". Afinal, por mais que a Editora se esmere em divulgar seu trabalho, o maior interessado nesta história é você, o autor.

Comecei mandando e-mails para jornais e amigos. Mandei recados no Orkut e no Facebook, assim como no Twitter. E a última coisa que fiz foi criar um blog próprio para o livro http://segunda-dose.blogspot.com

Enfim, divulgar o livro é tão complicado quanto encontrar uma Editora. Mas se a divulgação for bem feita, talvez você alcance seus ideais.

Para quem quiser saber mais sobre meu livro, basta clicar na foto ao lado ou, ainda, entrar no blog http://segunda-dose.blogspot.com, o qual trará notícias atualizadas sobre meu primeiro romance.

2 comentários:

P. Wraider disse...

Cara, nós dois somos sortudos mesmo! rsrs

Eu também deixei meu livro exposto no site da Mesa do Editor e depois, em uma semana ou um pouco mais, a editora me solicitou contato.

Em dezembro provavelmente teremos a assinatura do contrato e o meu original passará pela revisão.

Vamos festejar! rsrs


ps: caso queira saber um pouco sobre o meu futuro livro é acessar: www.rodolphopwraider.blogspot.com

Anônimo disse...

ola meu nome é Michele estava pesquisando na net sobre editoras e encontrei seu site fiquei feliz por sua vitória de conseguir realizar o seu sonho de publicar seu livro.Meu caso é o seguinte tenho 22 e muitas idéias e histórias, eu nao queria me envolver com livros e literaturas tenho apenas o segundo grau e nenhuma faculdade nunca fui de ler nada alem de revistas de fofocas, mas de tempo pra cá tenho tido algumas sensasoes incontrolaveis por escrever coisas que ultimamente venho sonhando ou vem na minha imaginacao do nada sempre fui muito criativa apesar de pouco estudo, eu que nunca peguei num livro siquer e agora stou escrevendo uma historia de amor, nao entre homen e mulher mais sim uma descorberta de sentimento maternal, só que nao tenho o titulo ainda e ja estou com outro titulo na cabeca, bom esperaq que leia meu recado e me diz o que vc acha devo contuniar e correr atras dos meus objetivos ou eu pare de uma ves por que isso nao passa de uma ilusao passageira

vou deixar meu email denila_15@hotmail.com