quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Testemunhas do avanço tecnológico

Estava conversando com um amigo sobre o surgimento da internet no Brasil: um verdadeiro acontecimento, para quem não se recorda.

Lembro que, em 1995 ou 1996, meu pai comprou um computador e instalou a bendita internet. À época, um avanço e tanto.

Só para contextualizar, tínhamos instalado em nosso PC o Windows 3.11, o antecessor do famoso Windows 95 (os nerds de plantão sabem do que estou falando).

Sem contar que para jogar alguns jogos, tinha que usar alguns comandos do MS-DOS, o que, tenho certeza, muita gente não faz nem ideia do que seja (vide a foto ao lado).

Mas voltando ao assunto, a internet da época era algo bizarro. Além de discada, era extremamente lenta. Quase arrastada.

No entanto, ainda sim era considerada um acontecimento. Tanto que, no começo, reuníamos todos no quarto para acessarmos a tão aguardada WEB.

Anos mais tarde, no entanto, aconteceu um "BUM" igualmente impactante, ao meu ver. Estou me referindo à telefonia celular.

Pasmem, mas muita gente não sabe que, no passado, não estávamos sempre à disposição dos outros. Ou estávamos em um lugar fixo, ou éramos uma incógnita.

De uma forma um tanto inocente, havia um suspense no ar. Afinal, a imaginação ia muito mais longe quando, por uma razão qualquer, algo nos impedia de nos comunicarmos com os outros.

Hoje, no entanto, parece haver uma histeria coletiva, diria quase um obsessão, quanto à localização dos seres humanos.

Isso porque, nos dias atuais, as pessoas ficam chateadas com você caso não atenda o celular, algo totalmente descabido num passado nem tão distante.

Tudo isso me fez refletir sobre as novas tecnologias que virão com o futuro. O que mais hão de inventar?

Embora seja um inequívoco sinal de que eu estou ficando velho, acho interessante vivenciar essas mudanças drásticas tão importantes para o homem moderno.

Guardadas as devidas proporções, sinto que estamos revivendo o mesmo que nossos pais quando do surgimento da televisão, luz elétrica para toda a massa, etc.

O negócio é preservar bem a memória para podermos compartilhar essas informações no futuro.

Afinal, será bem interessante dizer que presenciamos tudo isso. Bem interessante.

Um comentário:

MeL disse...

Engraçado... hoje em dia eu utilizo o DOS no trabalho. Por incrível que pareça ainda é utilizado.