sexta-feira, 8 de abril de 2011

Você gosta de fotos?



Foto: segredosdafotografia.blogspot.com

Acho legal ver fotografias. No entanto, confesso que não gosto muito de ser fotografado. Para ser bem sincero, não gosto nem um pouco.

Não sei bem explicar o motivo, mas tenho um bloqueio quando preciso sorrir para uma máquina fotográfica. 

Definitivamente, não consigo abrir um sorriso forçado.

Não chego a fugir dos fotógrafos de plantão, como um cara que conheço. Porém, se der para evitar...

Sempre que penso a respeito, não consigo entender o que se passa na cabeça dessas pessoas fanáticas por fotografia. Essa obsessão de eternizar o momento não me parece muito saudável.

Hoje em dia, então, com a proliferação de redes sociais, você pode ser considerado um extraterrestre se não seguir a tendência de publicar suas fotos em um mural virtual.

Vaidade em excesso? Talvez sim, talvez não. 

Li, outro dia mesmo, que não devemos nos preocupar tanto em registrar momentos, porquanto a memória é a melhor das máquinas fotográficas.

É uma pena que não lembro o nome do autor do texto, mas fiquei contente por não ser o único ser humano no mundo a não dar tanta importância a essa coisa chamada fotografia.

Contemplar a paisagem ou o momento parece-me muito mais interessante que ficar disparando flash's incessantes. 

Óbvio que gosto de ver fotos antigas, sobretudo para rir do cabelo ou das roupas outrora usadas. Aliás, quem não gosta?

O que nos falta é equilíbrio...

Anos mais tarde, ao relembrar o momento, serão as "lembranças da memória" que farão a diferença, e não uma pilha de fotografias desbotadas.

Apenas a título de exercício, imagine se as máquinas fotográficas do mundo todo pifassem ao mesmo tempo. Sem dúvida, teria gente infartando...

Contemplemos mais e registremos menos. Esta é a minha proposta.

Simples assim...

5 comentários:

Ramom Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ramom Martins disse...

Tambem dá pra dizer a mesma coisa não só em relação fotos, mas tambem em relação a videos. Quando eu vejo um video de um momento importante, parece que as minhas lembranças se dissolvem. Daí quando lembro desse momento, eu lembro só do video. E tem bastante gente com obsessão de sair filmando tudo por aí, hehe. Gostei muito do texto! =D

Rodolfo Pomini disse...

Ah! O que eu vou dizer?!

Eu gosto de tirar fotos!... Com tanto que eu não saia com aquela cara de monstro! rsrs

Marangoni disse...

Meu, sempre achei bacana esse negócio de ficar buscando o melhor foco, o melhor ângulo, a melhor luz através das lentes de uma camera... acho sensacional quem possui esta capacidade... eu não tenho esse talento, a única lente que realmente movimento é a da mente, e para averiguarem como, acessem http://iganhoffman.blogspot.com

marco disse...

apesar de eu ter dificuldades com ficar sem sorrir, forçadamente, diga-se, concordo plenamente com a tese....
hoje em dia parece que virou moda ter pen drive e HD externo. não seriam as câmeras uma forma de "pendrivear" nossa memória?