segunda-feira, 28 de março de 2011

Ziguezagueando


Sábado, fui comprar cachorro-quente. Enquanto esperava, vi um homem visivelmente embriagado andar pelo meio da rua “ziguezagueando”.

Fiquei sabendo que ele se comporta daquela maneira dia após dia. Sempre sai no final da tarde em direção a um boteco e, horas depois, volta para casa completamente entorpecido.

Sei que existem várias pessoas em tal condição, mas aquele bêbado em especial me fez refletir.  Fiquei pensando num possível motivo para que alguém se comportasse dessa forma.

Tudo bem que o álcool é um vício, mas acho curioso alguém deixar uma substância controlar sua vida, e não o contrário.

Imagino que aquele homem deva ter muitos problemas. Um amor mal curado ou resquícios de uma infância infeliz... Algo grave deve ter acontecido para que ele se comporte de maneira tão triste.

O pior de tudo isso é que, no dia seguinte, ele deve ter se levantado e voltado ao bar. Se ninguém ajudá-lo (incluindo ele mesmo), repetirá o processo até a falência de um órgão vital. Uma lástima.

Antes que alguém me critique por opinar sobre algo tão grave, gostaria de dizer que essas são apenas minhas impressões. Assim como toda e qualquer pessoa sensata, sei que o alcoolismo é uma doença muito grave.

Deve ser realmente difícil para um alcoólatra sentir-se em paz, sobretudo porque vivemos em uma sociedade que cultua a bebida. Invariavelmente, vai ter sempre alguém lhe oferecendo um drink...

Coloque-se no lugar daquele pobre homem cujo autocontrole não funciona. Deve ser horrível viver em permanente estado de ressaca.

Se um dia cair-lhe sobre o colo um pingo de lucidez, talvez saia dessa condição degradante e desumana.

Torço para que isso aconteça.

2 comentários:

Fellipe Cândido disse...

É realmente muito triste meu caro. Tão triste quanto a destruição causada pelo crack, que está cada vez mais evidente no cotidiano de nossa pequena cidade.

Abração - http://fellipe-candido.blogspot.com/

Ramom Martins disse...

Eu só ando Ziguezagueando nos finais de semana mesmo. hehehe. Mas todo dia deve ser foda. Pobre homem. =(